Orientação a Objetos
O JavaScript é baseado em Objetos. Isso quer
dizer, de uma forma bem simples, que ele
trata todos os elementos de uma página da Web como um objeto. Os objetos são
normalmente agrupados de acordo com o seu tipo ou finalidade. A linguagem
possuí objetos que são automaticamente criados e permite que você crie
novos objetos de acordo com sua
conveniência. Quando um documento é carregado no browser, ele cria um certo
número de objetos JavaScript, com propriedades e valores, os quais são ajustados
pelo conteúdo do próprio documento. Esses objetos respeitam uma hierarquia que
reflete a estrutura da página HTML. Observe o diagrama abaixo.
Um objeto armazena
normalmente uma série de informações que podem ser aces-sadas e utilizadas para
o processamento ou alteradas pelo programador. Uma janela que exibe uma home
page possuí diversos objetos intrínsecos. Vejamos alguns deles.
Ø Navigator
– Possui propriedades para o nome e para a versão do navegador que está sendo
usado.
Ø Window
- É o objeto de mais alto nível. Possui propriedades que se aplicam à janela
como um todo. Cada janela-filha possui também um objeto Window em um documento
composto por frames.
Ø Document
– Este objeto contém informações sobre a página ou documento HTML como um todo,
incluindo dados sobre os elementos de formulários, links âncoras, além de uma
série de funções que permitem mudar as características da página.
Ø Form
- Guarda informações específicas sobre os formulários da página atual, tais
como o seu método URL e dados sobre seus elementos ou campos.
Ø History
– Mantém uma lista de todos os sites visitados na sessão de uso atual do
browser.
Ø Location
– Possui informações sobre o local da página e informações relacionadas, tais
como o protocolo utilizado e seu domínio.
Até a Próxima!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário